UFOBA em Barra deverá ter cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia

Escrito por Redação Jornal ComércioHoje em 12 abr 2013 na categoria Destaque, Geral

barra

Na noite de ontem, 11, o auditório Pe Edilson Alkmin ficou pequeno para acolher o grande público que esteve presente na Audiência Pública referente à implantação do campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), em Barra.

O público lotou o recinto onde foi realizado a Audiência Pública sobre a instalação da UFOBA

O público lotou o recinto onde foi realizado a Audiência Pública sobre a instalação da UFOBA

Ao lado do prefeito e vice-prefeito do município, Artur Silva e Trajano Moraes, esteve presente o dep. est. Cacá Leão, um dos responsáveis pela indicação do município para receber um Campus da Universidade.

Presentes também, estiveram o dep. fed. Artur Maya relator da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ), que presidiu a audiência, o dep. fed. Oziel Oliveira também membro da Comissão, o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia, professor Luiz Rogério, representando o Ministério da Educação, e sua equipe de professores responsáveis pela execução do projeto de implantação da UFOBA.

O prefeito Artur ressaltou a sua satisfação em poder proporcionar aos barrenses o sonho de estudar em uma Universidade Federal sem precisar “sair de casa e deixar a mãe em lágrimas”, como aconteceu com ele quando estudante. O prefeito foi aplaudido calorosamente quando afirmou que ele e sua equipe não medirão esforços para que o campus seja instalado o mais brevemente possível no município. Disse inclusive, que se depender da Prefeitura a UFOBA já estará funcionando em Barra, em instalações provisórias, no segundo semestre de 2014.

O dep. Cacá Leão transmitiu ao público o recado do pai, o dep. fed. João Leão, que esteve ausente devido à incompatibilidade de agenda; relembrou a trajetória do trabalho desenvolvimento no último ano para viabilizar a implantação da Ufob e destacou o seu empenho, o do prefeito Artur e do vice Trajano, na busca de apoio junto ao vice-governador da Bahia, Otto Alencar, e demais autoridades públicas estaduais e federais para a construção da ponte sobre o rio São Francisco ligando Barra a Xique-Xique.

Em suas palavras o professor Luiz Rogério, vice-reitor da UFBA, colocou que o maior desafio da Universidade é transformar social e economicamente a região, colaborando inclusive, com o desenvolvimento local do ensino infantil, fundamental e médio.

Em seus esclarecimentos, o vice-reitor apontou os cursos de medicina veterinária, agronomia e zootecnia como os mais propensos a funcionarem no município já primeiro momento. Mas deixou clara também, a grande possibilidade de uma futura expansão.

Quanto ao local que será implantado o campus da Barra, o prefeito Artur Silva disse ter colocado à disposição da equipe do professor Luiz Rogério as áreas disponíveis na cidade; afirmou também, que o ponto escolhido por essa mesma equipe é o terreno de propriedade da Prefeitura, onde hoje está instalado o Parque de Exposições Agropecuárias, e que será doado para o Ministério da Educação.

Desde o dia 08 de abril a Comissão de Implantação da Universidade do Oeste da Bahia está visitando Barreiras, onde estará instalada a sede da Ufb, bem como todos os municípios sede de campi (Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória), afim de desenvolver diversas atividades de planejamento e consolidação do Projeto Acadêmico.

Ao finalizar a Audiência Pública, Artur Maya e Cacá Leão, sintetizaram e expressaram o pensamento e sentimento da maioria dos presentes. “Saio convencido que todos aqui temos senso de cidadania”, palavras de Maia; já Cacá Leão encerrou com chave de ouro: “Em apenas um ano vamos transformar esse sonho distante em realidade”.

Jornal Nova Fronteira


Deixe uma resposta

Protected by WP Anti Spam